O futebol é um esporte muito praticado na Suécia, com uma cultura forte em torno dele. A segunda divisão na Suécia é conhecida como Superettan e é formada por 16 times. A temporada começa no final de março e termina no início de novembro, com todos os times jogando entre si duas vezes, totalizando 30 jogos.

A classificação ao final da temporada é baseada na pontuação, onde o time com mais pontos é o campeão e sobe automaticamente para a primeira divisão sueca, conhecida como Allsvenskan. Além disso, os times que ficam em segundo e terceiro lugares também têm a chance de disputar uma promoção em um jogo eliminatório contra o terceiro e sexto colocados da primeira divisão.

A segunda divisão sueca é conhecida por ser bastante competitiva e por apresentar jogadores com grande projeção no futebol mundial. Alguns exemplos são o atacante Ibrahimovic, que iniciou sua carreira no Malmö FF, clube que atualmente está na primeira divisão, e Victor Lindelof, zagueiro do Manchester United, que jogou no Västerås SK antes de se transferir para o Benfica.

Os times participantes da Superettan em 2021 são:

AFC Eskilstuna

Dalkurd FF

Degerfors IF

Falkenbergs FF

GAIS

GIF Sundsvall

Halmstad BK

Jönköpings Södra IF

Landskrona BoIS

Norrby IF

Örgryte IS

Trelleborgs FF

Västerås SK

Västerås SK FK

Västra Frölunda IF

Östers IF

Dentre estes times, o Degerfors IF é um dos favoritos para conquistar o título e subir para a primeira divisão. O time foi campeão da terceira divisão sueca em 2018 e da segunda divisão em 2020, apresentando um futebol de qualidade e jogadores jovens, que podem se destacar no cenário europeu.

Outro time com grande destaque é o GAIS, que vem de uma campanha consistente em 2020, ficando em quinto lugar na classificação geral. O clube possui uma grande torcida, que costuma lotar o Gamla Ullevi, estádio com capacidade para 18.000 pessoas.

Além disso, o Östers IF também é um time a ser observado nesta temporada. O time foi campeão da Superettan em 1992 e já teve jogadores como o atacante Henrik Larsson, que jogou pelo clube antes de se transferir para o Feyenoord.

Com certeza, a segunda divisão sueca promete muita emoção e disputa neste ano de 2021. Então fique ligado para acompanhar os jogos e conhecer os novos talentos que podem surgir no cenário do futebol mundial.